quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dragão de Komodo


Características

Também designado por crocodilo da terra, este réptil carnívoro, parece-se com um lagarto vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. pode atingir 2-3m e pode pesar até 100 kg. Tem cor cinzenta acastanhada.


Alimentação


Este animal apanha presas maiores que ele ou mais pequenas, prefere carne do que peixe. Apesar dos dragões-de-komodo comerem principalmente carcaças de animais já mortos, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.
Consegue nadar distâncias não muito grandes.
Gosta de ter vegetação alta para uma emboscada às suas presas usando a sua boca cheia de dentes caninos para espetar os dentes no animal. Para se alimentar de animais vivos, o dragão derruba a sua vítima com a sua cauda e depois corta-o em pedaços com os dentes. 



Reprodução

Estas animais são ovíparos como a grande maioria dos répteis. A época de reprodução começa entre maio e agosto, e os ovos são postos em setembro. Cerca de vinte ovos são depositados em ninhos abandonados de aves idênticas a galinhas e ficam a incubar durante sete a oito meses, e a eclosão ocorre em abril, quando há abundância de insetos. Dragões-de-komodo juvenis são vulneráveis e, por isso, abrigam-se em árvores, protegidos de predadores e de adultos canibais. Ao nascer, os pequenos dragões têm de 20 a 25 cm de comprimento. Demoram cerca de três a cinco anos até chegarem à idade de reprodução, e podem viver até aos cinquenta anos.Quando são pequenos conseguem subir as árvores.


Curiosidades

Os dragões de Komodo usam a sua saliva tóxica para matar as presas, passado uns dias o animal morre e eles vão provando o ar para irem ter com o animal. No interior de sua mandíbula habitam bactérias letais, sendo que os animais que conseguem escapar de suas garras acabam morrendo por infeções.



Trabalho efetuado pelo aluno Guilherme do 5º D

Sem comentários:

Enviar um comentário