Os macacos
Características físicas:
Macaco é nome comum dos primatas antropóides, excluindo o homem.
O cérebro é bem desenvolvido, os olhos próximos e situados na parte anterior da face - o que lhes facilita a visão bilateral e estereoscópica -, mãos e pés dotados, respectivamente, de polegar e dedo grande do pé opostos, e a cauda longa; são algumas das características que permitem aos macacos arborícolas (que vivem nas árvores) movimentar-se com segurança, às vezes como verdadeiros acrobatas.
Vários macacos da América do Sul possuem a cauda que se prende às árvores, outra adaptação à vida nas árvores.
Na maioria, os macacos possuem as unhas achatadas, em vez de garras. Os dedos são sensíveis e delicados, com o tato apurado. As mãos evoluíram da função de agarrar para a de segurar e sentir. O macaco-aranha, o muriqui, o chimpanzé e o orangotango têm a mão em forma de gancho e o polegar muito pequenino. Da movimentação com as quatro patas, praticado no solo ou nas árvores, ao uso dos braços para suspender e lançar o corpo de um galho para outro), há vários graus nas formas de locomoção dos macacos.
Os macacos do Novo Mundo, macacos que vivem no continente americano) caracterizam-se por ter o nariz chato, com os orifícios nasais separados e voltados para os lados; e pela cauda, que costuma prender-se às árvores. Nos macacos africanos e asiáticos a separação entre os orifícios nasais é estreita e estes são voltados para diante e para baixo. Outra das suas características é a presença de uma área pelada e calosa nas nádegas.
Habitat:
Vive nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Nas Américas do Sul e Central, habitam principalmente as florestas húmidas. A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas e mandris, preferem o solo.
Como se alimentam:
Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.
Folhas, frutos, sementes, pequenos lagartos, anfíbios, caramujos, artrópodes, pássaros e ovos integram a variada dieta dos macacos, na maioria omnívoros. Algumas espécies africanas e asiáticas, à semelhança de outros mamíferos, como os hamsters, possuem bolsas na zona das bochechas, para armazenar alimentos. O alimento é ali colocado e retirado com as mãos.
Como se reproduzem:
O mecanismo de reprodução dos macacos é igual ao da maioria dos mamíferos placentários (As fêmeas possuem mamilos para amamentar as crias e todo o desenvolvimento das crias se processa no interior do útero, onde o feto é alimentado pela placenta). O macho, contudo, não possui um período determinado de cio e mantém-se sexualmente ativo durante todo o tempo. A fêmea menstrua mensalmente. Como nos demais mamíferos, a unidade social básica dos macacos constitui-se da fêmea com suas crias - em geral uma ou duas, raramente três. A maior parte das espécies forma grupos sociais permanentes, integrados por machos adultos, fêmeas em número duas vezes maior que o de machos e os jovens. Vários arborícolas vivem em grupos familiares constituídos por macho, fêmea e crias. Outro tipo de agrupamento é o harém, no qual um macho adulto se faz acompanhar de várias fêmeas e das respectivas crias. Estas, em todos os casos, atravessam longo período de aprendizagem.
A maioria vive em bandos, chefiados por um macho, que é o mais forte. A função do chefe é guiar o bando na busca por alimentos, manter a ordem interna e organizar a defesa em caso de perigo. Os filhotes permanecem longo tempo junto das mães, aprendendo quais os alimentos que podem comer, como encontrá-los, quais os animais perigosos e outras lições que lhe serão úteis na vida adulta. Vivem geralmente de 10 a 15 anos.
De seguida deixo alguns exemplos de macacos.
Chimpanzé
Características físicas:
Tem o corpo robusto, os braços longos e a pelagem de cor negra. A cara e as palmas das mãos e dos pés não têm pêlos. As orelhas, os lábios e os arcos nas sobrancelhas são pronunciados.
Curiosidades:
Os chimpanzés comunicam-se mediante um amplo registro de vocalizações, expressões faciais e posturas, assim como por meio do tato e do movimento corporal. São animais que mostram grande inteligência para resolver problemas e para usar ferramentas simples, como quando introduzem pequenos palitos para extrair os cupins de seus ninhos.
Mamífero antropóide da África equatorial. Pela sua estrutura física e genética, é considerado o mais aparentado com o ser humano, e são os mais inteligentes dos símios (nome comum que engloba várias espécies de primatas aparentados).
Macaco-Aranha
Características físicas:
Nome de duas espécies e quatro subespécies de macacos encontrados na Amazônia e em outros países das Américas do Sul e Central. São também chamados de coatá, têm membros desproporcionalmente longos e extraordinária agilidade, apesar de seu tamanho (1,40 m de comprimento até a cauda).
De que se alimentam:
Animais arborícolas, têm a cauda preênsil. Comem folhas, frutos e insetos, e para alguns caçadores, constitui a carne mais saborosa da Amazônia.
Gorila
Características físicas:
Este é o maior e mais poderoso macaco antropóide.
Um gorila macho pode alcançar uma altura de até 2 m e um peso de 250 kg.
Tem o pelo grosso e de cor quase negra, que se torna cinza nas costas dos machos mais velhos. A cara é curta e sem pelo; o nariz é chato, com aberturas nasais largas e o arco por cima das sobrancelhas é proeminente.
Habitat:
Habita a floresta ocidental da África equatorial e florestas e montanhas do Congo.
Curiosidades:
Emite um berro muito barulhante e estridente quando está alarmado, grunhidos agudos para repreender um subordinado e grunhidos baixos para expressar prazer. Todos os gorilas golpeiam-se no peito; esse comportamento serve ao macho para demonstrar seu poder e autoridade e como intimidação. Na atualidade são considerados uma espécie ameaçada de extinção, por causa da destruição de seu habitat e da caça clandestina.
Gibão
Características físicas:
São macacos pequenos (70 a 80 cm de comprimento), arborícolas, de membros anteriores muito longos e corpo coberto de um pelo espesso de várias cores. No solo, marcham sobre os pés.
Habitat:
Vive na parte meridional da península de Malaca, na Birmânia e na Tailândia.
Orangotango
Características físicas:
O cérebro bem desenvolvido, os olhos próximos e situados na parte anterior da face - o que lhes facilita a visão bilateral e estereoscópica.
Habitat:
Bornéu e Sumatra são habitats do orangotango, palavra que, em malaio, quer dizer "homem da floresta". Os machos vivem sozinhos, com uma fêmea, ou em pequenos grupos familiares.
Trabalho efetuado pela aluno Salvador da turma do 5º F
mt bom ..
ResponderEliminarmt bom ..
ResponderEliminar