Baleia Azul
Características físicas:
São os maiores animais que já existiram de que se tem conhecimento.
Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto que seu ventre é geralmente mais claro.
Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto que seu ventre é geralmente mais claro.
É um mamífero marinho.
Assim como outros cetáceos, a baleia-azul sobe periodicamente à superfície para respirar, emitindo um jato de água e vapor por uma pequena abertura, o espiráculo, armazenando grande quantidade de ar em seus pulmões. Através dele, elas podem podem produzir jatos de água até 9 m de altura. O volume de seus pulmões pode chegar a 5 000 ℓ.
A baleia azul pesa 150 a 177 toneladas e mede cerca de 24 a 26 metros.
As baleias perderam quase totalmente a cobertura pilosa (pelos) característica dos outros mamíferos, que permanece, no entanto, em certas zonas da cabeça dos animais jovens e dos adultos de algumas espécies. Possuem uma espessa camada de gordura debaixo da pele.
Onde vivem?
Vivem na maioria dos oceanos do planeta.
Antes de serem caçadas, o maior agrupamento de baleias estava na Antárctida, com aproximadamente 239 000 indivíduos Os agrupamentos restantes atuais, muito mais pequenos, têm 2000 indivíduos cada e estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antárctico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.
Como se reproduzem?
As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. Podem começar a reproduzir-se aos 4 anos de idade. Atingem a maturidade sexual por volta de 7 a 8 anos de idade. Sua gestação dura aproximadamente de 11 a 12 meses, e os filhotes nascem com cerca de 7 metros de comprimento, com peso próximo de 2,5 toneladas. Ao fim de 7 meses medem cerca de 15 m. O período de amamentação dura sete meses, quando atingem quase 13 metros de comprimento e 10 toneladas. Esses animais chegam a viver até 90 anos. As fêmeas dão à luz uma cria a cada 2 a 3 anos.
Depois de uma gestação de cerca de um ano a fêmea dá à luz uma cria que amamenta durante um período mínimo de 7 meses. Quando nascem as crias medem já 7m e pesam de 6 a 7 toneladas.
Apesar de serem mamíferos, as baleias não amamentam seus filhotes pelas tetas. O leite da baleia é tão gorduroso que ela o solta na água, de onde o filhote o suga, já que água e gordura não se misturam. As crias bebem no mínimo 90 litros de leite por dia.
Como se alimentam?
As baleias-azuis alimentam-se quase que exclusivamente de krill ((que é pequeno e lembra um camarão, vê na próxima imagem), podendo ainda ingerir um pequeno número de crustáceos. As espécies de plâncton das quais as baleias-azuis alimentam-se varia de oceano para oceano.
Uma baleia-azul adulta pode comer até 40 milhões krill em um dia. As baleias sempre alimentam-se nas áreas de maior concentração de krill, podendo comer até 3 600 kg de krill num único dia. Isso equivale a uma dieta de aproximadamente 1,5 milhões de quilocalorias diárias.
Baleias-azuis podem também consumir peixes pequenos, crustáceos e lulas capturadas junto com o krill.
Curiosidades:
As baleias-azuis eram, até o início do século 20, abundantes em quase todos os oceanos da Terra. Caçadas por mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros, até tornarem-se objecto de mecanismos de protecção adoptados pela comunidade internacional em 1996. Um relatório de 2002 estimou que existam de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo,7 distribuídas em pelo menos cinco agrupamentos. Contudo, pesquisas mais recentes sobre as subespécies pigmeias sugerem que a população actual é maior.
Elas também são os animais mais ruidosos do mundo, podendo emitir sons que atingem os 188 decibeis — mais fortes que o som de um avião a jato — e que podem ser ouvidos a mais de 800 km de distância.
Apesar de as baleias-azuis poderem atingir velocidades de até 50 km/h por curtos períodos de tempo, principalmente quando estão interagindo umas com as outras, a velocidade em que nadam fica normalmente em torno dos 20 km/h. Quando se alimentam, elas diminuem sua velocidade de nado para algo em torno dos 5 km/h.
As baleias-azuis vivem sozinhas ou com um parceiro. Não se sabe por quanto tempo casais de baleias-azuis ficam viajando juntos. Contudo, em regiões com fartura de alimento, já foram avistadas até 50 baleias espalhadas por uma pequena área. As baleias-azuis não vivem em grandes grupos.
Trabalho efetuado pela aluno David da turma do 5º F
muito bom
ResponderEliminar