quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Leopardo





Características Físicas

São animais de compleição forte, patas relativamente curtas e cauda comprida. O pêlo do leopardo é amarelado, com numerosas manchas negras distribuídas por todo o corpo, com excepção da região ventral e na parte interna das patas que são brancas. São seres vivos com o comprimento de cabeça e tronco de cerca de 1,5 metros e uma cauda com 90 centímetros de comprimento.

Habitat

O leopardo, designado por Onça nos países africanos de língua portuguesa, habita também em Java, Malaca e Etiópia. Tem as manchas pretas agrupadas em roseta.
A chita é parecida com o Leopardo pois apresenta manchas pretas mais ou menos arredondadas, mas não formam rosetas, sendo menos corpulenta. O leopardo do Brasil, conhecido nesse país por Jaguatirica tem as manchas da pele alongadas longitudinalmente.

Alimentação

Os leopardos são mamíferos, carnívoros da família dos Felídeos.
Alimentam-se de peixes, rãs e grandes antílopes (imagem abaixo).


Reprodução

São animais vivíparos e o período de gestação do leopardo é de 95 a 135 dias originando uma ninhada de três a seis crias.
O primeiro brinquedo das crias é a cauda da mãe.
O macho só acompanha a fêmea durante o período de reprodução e primeira parte do período de criação.

Curiosidades

O leopardo é um animal de hábitos solitários e os pequenos grupos, que, por vezes, se encontram são constituídos por uma fêmea e as suas crias, mais ou menos crescidas.
Todos os felídeos malhados apresentam esquemas com diferentes cores nas suas peles que lhes caracterizam a espécie e lhes permite ocultar-se nos meios que habitam.

A minha ilustração do animal

Trabalho efectuado por Ana Teresa do 5º C
Fontes:wikipedia, google

Sem comentários:

Enviar um comentário